Logo do 2º Encontro de Educadores com a Pedagógica. Na imagem, a tradicional coruja que simboliza a loja

O 2º Encontro de Educadores com a Pedagógica acontece no dia 05 de outubro, na sede da Soriá Eventos. A programação completa está disponível no final deste texto.

Ao longo de todo o dia, três atividades pilares irão ocorrer de modo simultâneo: uma exposição para apresentar ao público as principais novidades da linha de material escolar para 2020. Buscando estreitar o contato, representantes das editoras e demais fornecedores estarão em estandes montados no local.

A novidade deste ano fica por conta da feira Artística e de Artesanato, que contará com a presença de artistas reconhecidos em toda a região. Além disso, diferentes fornecedores de materiais irão promover oficinas, ensinando, por exemplo, a confeccionar bonecos em feltros e a promover experiências com pincéis em aquarela.

“A Pedagógica se tornou referência por reunir, em um mesmo ambiente, produtos para os diversos segmentos. A nossa proposta, nesta edição, foi que o 2º Encontro de Educadores refletisse essa diversidade e conseguisse se comunicar com todos os nossos públicos, em especial os artistas, artesãos e educadores, reafirmando o nosso apoio e respeito a eles”, sintetiza o fundador da Pedagógica, João Batista Sobrinho.

Ciclo de Palestras

Outro grande atrativo é o ciclo de palestras, que tratarão de temas como Educação Empreendedora, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios de ser professor na contemporaneidade. O participante poderá assistir a quantas desejar, uma vez que elas acontecem em horários distintos.

Para falar sobre Educação Empreendedora, o convidado é Ivan Ramos dos Santos, que vai encorajar as pessoas a desenvolver competências e habilidades empreendedoras, que vão ajuda-las a construir seu projeto de vida.

Em outras palavras, a proposta é oferecer estímulos para que eles passem a ter atitudes que levem a sua realização pessoal, apoiadas, sobretudo, na criatividade, na cooperação, na inovação e na sustentabilidade.

Desafios de ser professor

A professora e socióloga Lourdes Atié, por sua vez, irá abordar os principais desafios para quem é professor no mundo contemporâneo. Ao longo da palestra, ela irá aproveitar para desconstruir alguns mitos relacionados à profissão como a máxima que defende que a educação do Brasil vai mal porque a formação de professores é ruim.

“Ser professor é um trabalho intelectual da maior importância. Somente ele é capaz de olhar para cada um de seus alunos e dizer: ‘você vai ser grande’. Mas, para conseguir fazer isso, o profissional da educação precisa abdicar de responsabilidades que não são suas”, analisa.

Com grande entusiasmo, Lourdes reforça o convite para que as pessoas compareçam ao 2º Encontro de Educadores. “Tem gente que faz chocolate, tem gente que faz móveis, mas quem faz gente, somos nós, os professores”

BNCC e metodologias ativas

Convidado pela editora FTD, o professor e sociólogo Diego Moreira vai falar sobre a BNCC e as metodologias ativas: perspectivas, limites e possibilidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece parâmetros a serem seguidos em todos os ciclos da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em um esforço para atenuar as desigualdades de aprendizado.

Como parte dessa proposta, são listados os conhecimentos e habilidades considerados essenciais, que devem ser aprendidos ano a ano. Em outras palavras, a BNCC padroniza os conteúdos que devem ser transmitidos em cada série. ´

Por outro lado, nunca se falou tanto nas chamadas metodologias ativas de aprendizagem, que partem do pressuposto de rever processos em prol de uma educação transformadora, oferecendo aos estudantes mais protagonismo e autonomia.

Marcas renomadas se unem à Pedagógica

Mosaico com os logotipos das marcas que apoiam ou vão expor no 2º Encontro de Educadores com a Pedagógica

Acreditando na importância do 2º Encontro de Educadores, diversas marcas renomadas se uniram à Pedagógica e confirmaram presença na exposição. São diversos fornecedores de materiais escolares e de artesanato.

Entre eles, destacamos: Acrilex, Artistik, Canson, Compactor, Condor, Copic, D & C, Dello, Derwent, Foroni, FTD, Hahnemühle, Kit, Make +, Maped, Menno, Moderna, Pentel, Pilot, Posca, Post-it, Santa Fé, Stabilo, Staedtler, Suzano, Tris, Toke & Crie, Tilibra, Todo Livro e Trident.

“A participação de empresas tão renomadas em seus segmentos de atuação muito nos honra. É uma prova de que, tanto quanto nós, eles valorizam a importância da nossa parceria para oferecer o que há de melhor ao consumidor final”, agradece João Batista Sobrinho.

Vale o lembrete de que a Pedagógica estará com uma loja montada no evento para os interessados que desejarem adquirir os produtos. O 2º Encontro de Educadores tem o apoio da Associação Nacional das Livrarias, Antena 1, Associação Comercial de Sorocaba, Ateliê na TV, Coberdec Eventos, Formoby, Revista da Papelaria, Rota Uniformes, Sebrae e Seritec.

Confira a programação completa do 2º Encontro de Educadores

Credenciamento – 08h30 às 09h

Abertura & café – 09h às 09h30

Palestra Educação Empreendedora – Ivan Ramos / Sebrae (Sala Madri) – 10h às 11h

Oficina Acrilex (sala Barcelona) – 11h30 às 13h30

Oficina Staedtler (sala Sevilha) – 12h às 13h

Oficina Condor | Canson | Derwent (sala Sevilha) – 13h às 14h

Palestra BNCC – Diego Moreira / FTD (sala Madri) – 14h às 15h

Oficina Santa Fé (sala Sevilha) – 14h30 às 15h30

Café da tarde – 15h30 às 16h

Oficina Toke e Crie (sala Barcelona) – 15h30 às 17h

Palestra Os Desafios de ser Professor – Lourdes Atié (sala Madri) – 16h às 17h

Oficina Make + (sala Barcelona) – 17h30 às 18h30

Inscrições para o 2º Encontro de Educadores

Quer participar do 2º Encontro de Educadores? Faça a sua inscrição clicando aqui.

A participação é gratuita, mas pede-se que os interessados levem 1kg de alimento não perecível.

Para comportar um número maior de pessoas, o 2º Encontro de Educadores acontece na Soriá Eventos, que fica na rua Aparecida, 1470, no Jardim Santa Rosália, em Sorocaba. O estacionamento é gratuito.