Ela é um item obrigatório nas listas de material escolar. Mas, em meio aos tantos modelos comercializados, como escolher entre cola branca ou cola bastão? Neste post, nós vamos explicar quais são as características de cada um desses produtos;

Preste atenção a essas dicas antes de sair as compras. E fique colado no blog da Pedagógica para conhecer melhor os nossos produtos. Continue a leitura!

Quais as propriedades da cola bastão?

A grande vantagem da cola bastão é que a sua utilização é extremamente prática. Basta girar o cilindro e passar um pouco sobre o papel. Para os pais, tamanha facilidade produz um outro efeito: a redução significativa da bagunça.

Além disso, caso seja cometido algum erro durante a atividade, é muito mais fácil descolar sem causar danos ao material utilizado. Em outras palavras, refazer qualquer passo sem comprometer o resultado é muito fácil.

A cola bastão mostra-se mais eficaz quando utilizada em colagens simples. Isso porque, sua capacidade de aderência, quando comparada à cola líquida, é realmente limitada. Em outras palavras, para trabalhos que requerem grande durabilidade, esta não é a opção mais indicada.

Quais as propriedades da cola branca?

Já a cola branca, por sua vez, se destaca por sua alta capacidade de aderência. Isso acontece por conta dos elementos utilizados na composição do produto. Isso faz com que a sua utilização seja recomendada para além do uso escolar, em materiais mais densos, como a madeira.

Também é válido ressaltar que o produto é comercializado em tubos de diferentes tamanhos: quando a utilização vai além da escolar, é possível optar por uma embalagem maior, cujo conteúdo irá repor vários frascos menores,

Por outro lado, é preciso bastante cautela na aplicação. Qualquer movimento mais brusco pode despejar um excesso de cola sobre a superfície, o que pode comprometer, de alguma maneira, o resultado do seu trabalho.

Possíveis exageros também podem provocar manchas ou tornar a superfície enrugada. Além disso, vale destacar que os dedos de quem está manuseando a cola líquida geralmente não escapam de ficar melecados.

Siga a Pedagógica no Instagram para ver mais sobre os materiais escolares

Ainda em dúvida entre cola branca ou cola bastão?

Se você ainda tem dúvida na hora de escolher entre a cola branca ou cola bastão, a principal critério deve ser a finalidade com a qual o produto vai ser utilizado. Para crianças menores em idade escolar, a cola bastão pode ser a melhor opção.

Isso por conta da já citada facilidade de manuseio. Para crianças maiores ou pessoas que trabalham com artesanato – e utilizam a cola com mais frequência – a versão líquida tende a suprir melhor as necessidades.

De qualquer forma, menciona-se o fato de que as diferentes versões do produto são encontradas com facilidade nas melhores papelarias. Na hora de escolher entre as diferentes marcas, a opção por um produto não tóxico é um cuidado adicional com a integridade da criança.

Agora que você já sabe quais as propriedades de cada modelo, já pode escolher entre a cola branca ou cola bastão, veja como escolher a tesoura adequada. Até a próxima!