A chegada de julho costuma marcar o início do recesso escolar, tanto na rede pública quanto no ensino privado. Com o início das férias, os pais se veem diante da necessidade de encontrar maneiras criativas para entreter as crianças em casa.

Pensando nisso, o Blog da Pedagógica decidiu listar uma série de atividades que despertam o interesse dos pequenos. O melhor é que os pais podem e devem aproveitar para passar bons momentos ao lado dos pequenos.

Preste atenção as nossas dicas para entreter as crianças em casa e veja como é fácil colocá-las em prática.

1. Acampamento para entreter as crianças em casa

A primeira sugestão para entreter as crianças em casa é acampar. É isso mesmo, é possível ter uma noite de aventura sem sair do conforto do seu lar e sem ter a companhia de insetos indesejáveis.

O primeiro passo é montar a barraca no meio da sala ou em qualquer outro espaço mais amplo. Há vários modelos disponíveis que prometem encantar meninos e meninas de todas as idades. Elas vão adorar a barraca das Princesas Disney.

Depois, espalhe algumas almofadas e prepare algumas guloseimas para essa aventura especial. Na minha seguinte, porém, você deve incentivar a criança a ajudar na arrumação do ambiente.

2. Pintura com os pés

A foto mostra crianças pintando com os pés. Essa é uma das maneiras de entreter as crianças em casa
Reprodução: Internet

Chegar em casa e encontrar sua parede – ou seu sofá – completamente rabiscados, ou melhor dizendo, transformados em verdadeiras obras de arte. A nossa segunda sugestão, além de entreter as crianças em casa, vai evitar que essa surpresa se repita.

Em um ambiente amplo (e que, preferencialmente, possa ser limpado com facilidade), junte várias cartolinas. Em seguida, distribua a tinta de diferentes cores em potes largos, nos quais a criança consiga colocar o pé.

Se desejar, antes de dar início a brincadeira, é possível proteger os pés com sacos plásticos. Em seguida, é só dar o comando para que elas possam caminhar pela área em que as cartolinas estão afixadas. Mas redobre a sua atenção para que o pequeno lave os pés antes de circular por outras dependências.

3. Livros para ler ou colorir

Nossa última dica para entreter as crianças em casa é oferecer livros. Ao mergulhar em uma boa história, como a saga do bruxinho Harry Potter, as crianças desenvolvem habilidades como criatividade, concentração e empatia, além de aprender palavras novas e, com isso, enriquecer seu vocabulário;

Os livros para colorir, que já há algum tempo, tem funcionado como uma espécie de terapia para os adultos, também tendem a repetir o sucesso entre os menores. É uma maneira também de estimulá-los a dar asas a própria imaginação.

Nós, do Blog da Pedagógica, acreditamos na importância de um tempo de descanso para os pais, mas aqui, a principal ideia, é que você também se desconecte do resto do mundo e participe dessas atividades junto com eles. Aproveite para estreitar o diálogo com a criança e demonstrar, na prática, que você se interessa e gosta de estar ao lado dela.

Gostou das nossas dicas para entreter as crianças em casa? Aproveite para seguir a Pedagógica no Instagram e saiba antes novidades sobre o nosso catálogo de produtos, além de várias outras dicas e ideias. Até a próxima!