A imagem mostra uma criança movimentando as peças em um tabuleiro de xadrez. Esse é um dos jogos educativos para férias
Young white child playing a game of chess on large chess board.

Meados de julho. Ainda faltam algumas semanas para a retomada do calendário letivo. Mas, enquanto a criançada ainda está em casa, nós fizemos uma lista com X jogos educativos para férias escolares.

Ao mesmo tempo em que divertem, eles ajudam a desenvolver competências e habilidades importantes como concentração e raciocínio lógico. E o melhor: podem ajudar a fortalecer o vínculo familiar, já que nada impede que o papai e a mamãe entrem nessa divertida brincadeira. Veja nossa lista!

1. Batalha Naval

A batalha naval é um jogo de tabuleiro, normalmente disputado por dois participantes. O objetivo do jogo é descobrir a posição em que estão escondidos os navios do oponente.

Esse é um jogo que incentiva a criação de estratégias, além de dar à criança oportunidade para exercitar sua capacidade de planejamento e concentração. Para alcançar a vitória, é preciso também prestar atenção as informações fornecidas por quem está do outro lado do tabuleiro.

2. Palavras Cruzadas

Com o jogo de mesmo nome, o tradicional hábito de resolver Palavras Cruzadas se transforma em uma divertida brincadeira. Essa é uma brincadeira que ajuda a expandir o vocabulário, além de ser um ótimo exercício para a memória.

Por essa razão, os especialistas aconselham que essa atividade seja feita ao longo das diversas fases da vida, com destaque para a melhor idade. Quer oportunidade melhor para reunir as diferentes gerações em volta de uma mesa? O neto pode pedir ajuda para a vovó e juntos eles podem conversar sobre a evolução da língua.

3. Quebra-cabeça

Em uma lista com jogos educativos para férias escolares, não poderiam faltar o tradicional quebra-cabeças, uma brincadeira que conquista pessoas de todas as idades, de crianças que estão vivenciando um período de descobertas aos adolescentes e adultos que não fogem de um desafio.

Para quem faz parte do segundo grupo, existem modelos com até 40 mil peças. Independente da quantidade, algumas dicas facilitam na hora da montagem: o ideal é escolher um local tranquilo, em que não haja um fluxo intenso de pessoas, além de evitar deixar as peças espalhadas.   

4. Xadrez

Fechando a nossa lista de jogos educativos para férias, nós destacamos os benefícios do jogo de xadrez, que desafia os jogadores a formularem estratégias que sejam capazes de neutralizar os movimentos do oponente. Para isso, ele tem que desenvolver a habilidade de tomar decisões rápidas, modificando a sua estratégia em questão de segundos.

Como o xadrez estimula a chamada coordenação motora fina, essa atividade também é indicada para melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência ou de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), pois eles precisam movimentar as peças em diferentes direções.

Gostou das nossas dicas de jogos educativos para férias? O mais importante é que você aproveite esse período para fortalecer o vínculo com a criança. Para conhecer o vasto acervo de produtos da Pedagógica, faça uma visita a nossa loja física. Aproveite também para nos seguir no Instagram. Até a próxima!