Quem resiste as guloseimas típicas de uma festa junina? Além das brincadeiras, da decoração e da quadrilha, elas também são um dos principais simbolismos de um autêntico arraiá.

 Se você foi convidado para uma festa colaborativa – onde cada um leva um prato – ou então vai receber os amigos em casa, preste atenção ao nosso momento Ana Maria Braga.

O blog da Pedagógica selecionou algumas receitas juninas práticas, porém não menos deliciosas e tradicionais, que fazem muito sucesso entre os frequentadores de uma festa junina. Continue a leitura!

1. Pé-de-moleque

A foto mostra uma bandeja de pé de moleque, uma das mais deliciosas receitas juninas
Reprodução: Internet

Ingredientes

3 xícaras de amendoim torrado e moído

3 xícaras de açúcar

1 ½ xícaras de leite

Modo de preparo

Em fogo baixo, misture o amendoim e o açúcar até que este adquira um aspecto caramelizado. Depois, acrescente o leite e continue mexendo, até que essa massa se desgrude da panela.

Em seguida, coloque essa mistura em uma assadeira ou uma superfície de mármore, que deve ter sido previamente untada com manteiga. Para nivelar, use um rolo ou espátula. Quando esfriar, é só cortar e servir: não é à toa que o pé-de-moleque está entre as deliciosas receitas juninas.

2. Quentão

Ingredientes

½ quilo de açúcar refinado

100 gramas de gengibre

8 cravos da índia

Casca de 1 laranja

2 pedaços de canela em pau

600 ml de água

600 ml de pinga

Modo de preparo

Despeje o açúcar na panela e espere até que ele adquira o aspecto de um caramelo. Em seguida, adicione a canela, o cravo e o gengibre. O próximo passo é colocar as cascas de laranja e mexer durante aproximadamente 5 minutos.

Depois, adicione a água e deixe ferver por meia hora. Quando colocar a pinga, repita o processo de fervura por mais 10 minutos. Ao deixar a bebida descansar por cerca de 40 minutos antes de servir – de preferência bem quente – o sabor do quentão fica ainda mais acentuado.

3. Canjica

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Canjica

2 litros de água

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de açúcar

1 litro de leite

100g de coco ralado

Cravo e canela a gosto

Modo de Preparo

Para começar a preparar a canjica, você deve deixá-la de molho na água por 24 horas. Terminado esse período, o preparo deve ser transferido para uma panela de pressão.

O passo seguinte é acrescentar cravo e canela a gosto e iniciar o processo de cozimento durante 45 minutos. Em seguida, é a hora de adicionar o leite, leite condensado, coco e açúcar. Destampe a panela e continue o cozimento até a canjica atingir uma consistência mais grossa.

O último ingrediente a ser colocado é o creme de leite. Feito isso, basta terminar de misturar e servir para conquistar o paladar dos convidados.

Além destas, existem muitas outras receitas juninas deliciosas, sejam elas doces ou salgadas, que podem ser vistas em sites especializados. Gostou dessas nossas ideias? Compartilhe esse post em seu Facebook e até a próxima!