A foto mostra uma menina cortando papel. Aprenda a escolher a tesoura ideal para crianças
Reprodução: Internet

Elas estão entre os itens mais requisitados na lista de material escolar. São utilizadas, principalmente, na aula de artes em atividades cuja proposta é o desenvolvimento da coordenação motora.

Mas você sabe como escolher a tesoura ideal para crianças? Na hora da compra, a segurança dos pequenos deve ser o principal critério para a escolha do item que será incluído na sua cesta. Veja outras orientações:

Dê preferência aos modelos sem ponta

A tesoura sem ponta é o modelo mais seguro para crianças, e, por isso, deve ganhar a preferência na hora da compra. Se, por acidente, ela escorregar da mão e o pequeno usuário se cortar, é bastante provável que o ferimento seja superficial.

Mesmo para crianças maiores, que já possuem um pouco mais de habilidade e desenvoltura para recortes, a indicação ainda é válida. A tesoura sem ponta também é ideal para atividades nas quais é preciso fazer movimentos em zigue-zague ou então girar o papel.

Outra vantagem da tesoura sem ponta envolve o acondicionamento. Na hora de guardar, esse modelo não causa danos – como furos, desgastes ou arranhões – ao estojo ou qualquer outro material que esteja em contato.

Preste atenção ao tamanho adequado

O tamanho é outro fator que precisa ser considerado na hora de escolher a tesoura ideal para crianças. Deve-se evitar os modelos muito grandes ou pesados, para não prejudicar a capacidade de movimentação do usuário.

No outro extremo, tesouras muito pequenas também podem inviabilizar o encaixe nos dedos. É preciso ter a certeza de que o pequeno conseguirá manusear a tesoura com facilidade.

Use tesouras adaptadas ou com alças

Ainda pensando em conforto, as tesouras com alça – que facilitam o ato de recortar e proporcionam mais firmeza – são indicadas para crianças que apresentem algum tipo de limitação ou dificuldade de origem motora ou fraqueza muscular

É possível, inclusive, buscar por outros modelos adaptados, conhecidos como tesouras-mola, com diferentes níveis de graduação de força. Esse mecanismo também permite mais precisão ao executar os movimentos.

Finalmente, também merecem destaques as tesouras para canhotos, na qual o ponto de apoio fica na mão esquerda, ao contrário do que acontece nos modelos convencionais.

Tesoura ideal para crianças: quando usar as decorativas?

Fechando nossa lista com tesouras ideais para crianças, você deve estar se perguntando qual o melhor momento para entregar aos pequenos uma tesoura decorativa?

Esse tipo de tesoura se caracteriza por apresentar lâminas com formatos diversificados, o que possibilita alguns efeitos nos recortes, como, por exemplo, ondulações ou outros desenhos. É um ótimo convite para que as crianças exercitem a criatividade.

Espere pelo menos até a criança completar seis ou sete anos para isso. Por volta dessa idade, o processo de formação da coordenação motora está concluído e a tendência é que não façam mais recortes com bordas irregulares.

Agora que você sabe como escolher a tesouras ideal para crianças, aproveite também para ler o nosso post que ensina a organizar os materiais no estojo. Até a próxima!

SIGA A PEDAGÓGICA NO INSTAGRAM!